Lista de Literatura Brasileira de nível fácil, médio e difícil

L
 

A Literatura brasileira nasceu a partir dos primeiros escritos de viajantes e missionários europeus que documentavam informações sobre a terra recém-colonizada.

literatura_seis

Embora esses primeiros escritos não possam ser considerados como Literatura de fato, por estarem demasiadamente presos à crônica histórica, são compreendidos como o ponto de partida para a formação de nossa identidade literária e cultural.

literatura_cinco

A Literatura brasileira está intrinsecamente ligada à Literatura portuguesa. Durante muito tempo, toda produção literária esteve subjugada ao pensamento português.

A partir do Romantismo, nossa Literatura emancipou-se, alcançou sua autonomia e criou manifestações literárias próprias.

literatura_sete

Divisão

Sendo assim, para facilitar o estudo de nossa literatura, didaticamente ela foi dividida naquilo que conhecemos como Escolas Literárias:

  • Quinhentismo (1500 – 1601)

  • Barroco (1601 – 1728)

  • Arcadismo (1768 – 1836)

  • Romantismo (1836 – 1881)

  • Realismo e Naturalismo (1881 – 1922)

  • Parnasianismo (1882 – 1922)

  • Simbolismo (1893 – 1922)

  • Pré-Modernismo (1902 – 1922)

  • Modernismo (e suas outras correntes que alcançam a Literatura contemporânea).

São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecília Meireles.

literatura_um

Cada uma das escolas literárias apresenta características temáticas peculiares, cujos textos e autores aproximam-se em estilo e ideologia.

Listas

O Projeto Redação desenvolveu uma lista sobre Literatura brasileira.

literatura_dois

Ela são divididas em níveis Fácil, Médio e Difícil. São 50 questões baseadas nas provas anteriores de vestibulares e ENEM.

Objetivo

Nosso objetivo é ajudar você a se preparar melhor nessa reta final para vestibulares e ENEM.

Através das listas você poderá observar onde estão seus pontos fracos e com isso melhorar.

literatura_quatro

Para que, assim, nas provas você consiga uma boa nota e com isso consiga atingir o seu tão sonhado curso.

Sobre o autor

Júlio Sousa

Macapaense e um dos fundadores do Projeto Redação. É apaixonado por educação e tecnologia. Em 2005 criou o site Rumo ao ITA, destinado a ajudar estudantes que se preparam para o Vestibular do ITA. Também fundou os sites Futuro Militar e Projeto Medicina.

Por Júlio Sousa

Leia também: