Guia Definitivo para as Cinco Competências do ENEM.

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Competência I – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.Essa competência avalia o domínio da norma culta de nossa língua. Por isso, é muito importante tomar cuidado com os desvios gramaticais, pois, quanto menos desvios houver, maior será a nota. É preciso, ainda, manter-se longe das marcas de oralidade, como ‘aí’, ‘daí’, uso de gírias, e ter atenção com as escolhas lexicais. Dê sempre um tom formal ao seu texto!

Competência II – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Essa talvez seja a competência mais difícil, pois avalia muitos aspectos. O primeiro é a compreensão do tema, por isso, é importante ler com atenção a proposta e direcionar os seus argumentos ao que é solicitado. Além disso, avalia a mobilização de conhecimento de várias áreas, atente-se ao uso da palavra ‘várias’, ou seja, é preciso mostrar esse domínio, mostrar seu repertório sociocultural. Para fechar, tudo isso deve ser feito dentro das exigências estruturais do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Competência III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Essa competência avalia a defesa de sua tese. Para isso, irá analisar os fatos, as opiniões e os argumentos que você selecionou. Esses argumentos precisam ser muito bem selecionados, precisam estar relacionados e bem organizados. Para que isso ocorra de forma eficiente, tenha sempre em mente a tese que foi levantada. Lembre-se de que você precisa convencer o seu leitor!

Competência IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Aqui temos a avaliação do encadeamento das ideias do texto, da coesão. Para fazer isso de forma eficiente, é preciso ter um bom repertório de recursos coesivos e saber usá-lo. Podemos destacar, como esses recursos, o uso de preposição, conjunção, pronome relativo, alguns advérbios, locuções adverbiais. É preciso evitar a repetição desses recursos e saber empregá-los.

Competência V– Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A última competência avalia a proposta de intervenção, que consiste na elaboração de soluções viáveis (que podem ser executadas) para o problema, sempre de forma muito bem detalhada, envolvendo os agentes sociais e sempre respeitando os direitos humanos (aliás, isso deve ocorrer em toda a produção textual). Detalhe é a palavra-chave. 

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Por julio

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