Manual da redação do Enem: tudo o que você precisa saber

O Enem está se aproximando e aquele friozinho na barriga já começa a bater. Chegou a hora de esclarecer as dúvidas sobre a prova, principalmente sobre a de redação. Com o calendário apertado, já pensou em ter um manual gratuito sobre tudo o que você precisa saber para produzir um bom texto no Enem?

O MEC (Ministério da Educação) e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira) resolveram concentrar seus esforços para adotar uma política de transparência e ajudar os candidatos a realizar uma boa redação. Para isso, disponibilizaram a Cartilha do Participante, um guia com todas as informações que o estudante precisa ter para produzir um bom texto.

O manual está disponível em PDF e vídeo em Libras (Língua Brasileira de Sinais), postado no YouTube, no canal do Inep. Ele é dividido em duas partes, descrevendo, na primeira, a base do texto dissertativo-argumentativo proposto pela prova, que consiste em tema, tese, argumentos e proposta de intervenção.

Além disso, são apresentadas as 5 competências estabelecidas pelo Enem, definições que esclarecem dúvidas frequentes e, também, revelam dicas preciosas que todo bom produtor de texto precisa saber.

Na segunda parte, são mostradas 9 redações nota 1000, produzidas na prova de 2017, com seus respectivos comentários para que o candidato saiba como estruturar e redigir um texto por meio de exemplos. A análise acompanha a linha de raciocínio desenvolvida ao longo do texto de forma bem direcionada e detalhada.

O material é completo e oferece uma ótima oportunidade para o estudante ficar por dentro do que acontece e se espera na prova de redação do Enem deste ano. Falta 1 mês para colocar em prática todos seus conhecimentos sobre produção de texto e esperamos que você aproveite ao máximo o manual e o seu tempo restante até a prova!

Que tal esclarecer suas dúvidas  e pôr a mão na massa? Vamos lá?

Yasmin Barros