3 estratégias argumentativas

Como você já sabe, o texto dissertativo-argumentativo, cobrado no Enem, exige a construção de uma argumentação consistente. Todavia, para muitos alunos, esse é um ponto complicado na produção do texto.

E você? Tem dificuldade na argumentação?

Pensando nisso, o Blog do Projeto Redação selecionou três estratégias que podem de ajudar na construção do desenvolvimento de seu texto.

1) Comprovação – A comprovação se dá pela apresentação de dados estatísticos, pesquisas, estudos, estatísticas, os quais consistem em provas concretas. Esses recursos são apresentados para provar, comprovar aquilo que está sendo discutido e defendido.

2) Relação causa e consequência – Essa é uma estratégia muito utilizada e consiste na apresentação de fatos que são causa, ou seja, aquilo que motiva, e de fatos que são consequência, aquilo que é ocasionado. As consequências podem ser positivas ou negativas, tudo vai depender do projeto do texto.

3) Contraste – A argumentação pode ser construída a partir da oposição entre dois lados de um mesmo fato, nessa construção, normalmente, se apresenta o lado positivo e o lado negativo. Com esse recurso, o aluno mostra que conhece bem o assunto e reconhece aquilo que gera.

Há, ainda, outras estratégias, mas, independente da escolhida, o importante é que a argumentação esteja bem organizada, que apresente senso crítico, que esteja dentro do recorte e que esteja, de fato, defendendo a tese levantada.

Julio Sousa