Como adquirir repertório sociocultural

C

Na publicação de hoje, trataremos de um assunto que assusta muitos candidatos: o repertório sociocultural, o qual é avaliado pela Competência 2 que diz:

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.

A aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento corresponde ao repertório sociocultural. Isso significa que você deverá extrapolar os textos de apoio e trazer outros conhecimentos para o seu texto, conhecimentos históricos, culturais, sociais, econômicos, filosóficos, sociológicos,  apresentar dados e citações, dentre outros.

Qual a importância do repertório sociocultural?

Os conceitos de várias áreas do conhecimento serão fundamentais para enriquecer o texto, mostrar a sua bagagem/repertório, o seu conhecimento sobre o assunto e irá fundamentar a discussão. É o repertório sociocultural que irá dar sustentação ao texto produzido, que irá reforçar e reafirmar a tese e os argumentos apresentados.

Como adquirir o repertório sociocultural?

Para adquirir o repertório sociocultural, é preciso que você se mantenha bem informado, que leia sobre diversos assuntos, que saiba o que está acontecendo na atualidade, enfim, trata-se de uma bagagem sociocultural que é construída ao longo do processo de formação, trata-se daquilo que se ouve, que se lê, que se discute.

Não é clichê! A leitura é fundamental neste processo.

É só colocar essas informações no texto que consigo uma nota elevada na Competência 2?

A resposta é simples: não! Não basta ‘jogar’ essas informações no texto, é preciso que elas estejam articuladas à discussão. É necessário que elas estejam dando sustentação ao que está sendo apresentado e discutido.

Lembre-se de que tudo precisa ficar muito bem ‘amarrado’. É essa ‘amarração’ que torna o uso de seu repertório sociocultural produtivo.

Portanto, mantenha-se sempre muito bem informado, produza textos de variados temas e pesquise sobre eles. Isso também te ajudará no processo de aquisição de repertório.

No dia da prova, lembre-se de deixar tudo muito bem interligado. Por isso, amarre as suas ideias aos conceitos das diversas áreas do conhecimento.

Ah, não se esqueça de que é preciso ir além dos textos motivadores e mostrar a sua bagagem de conhecimentos. Está bem? Quanto mais próximo você chegar desse uso produtivo do repertório sociocultural, maior será a sua nota na Competência 2.

Sobre o autor

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Futuro Militar, Projeto Medicina e Sistema Zeus.

Por Julio Sousa

Leia também: