Como interpretar o tema do Enem 2018

C

Você sabia que o que mais prejudica o seu desempenho na prova de Redação do Enem é a interpretação do tema? Muitos candidatos fazem uma leitura rasa e rápida da prova, muitos nem fazem, o que prejudica muito a compreensão acerca daquilo que deverá ser discutido no texto.

Essa dificuldade em interpretar e compreender o recorte temático pode gerar dois problemas:

Problema 1: Fuga ao tema – Você pode tratar de um assunto sem relação com o tema proposto e zerar a redação.

Problema 2: Tangenciamento do tema – Você pode tratar apenas do assunto mais amplo e tirar somente 40 pontos na Competência 2.

Para evitar que esse tipo de problema ocorra, é preciso que você dê uma atenção especial à leitura da proposta de redação. Vale lembrar, conforme você já viu aqui no Blog do Projeto Redação, que a prova de Redação é dividida em três partes:

Parte 1: Instruções para a redação

Parte 2: Textos motivadores

Parte 3: Proposta de redação

Na parte 1, você vai observar algumas instruções para evitar a nota zero em seu texto. Na parte 2, há a apresentação dos textos de apoio, dos textos motivadores, que ajudam na contextualização do tema e que irão te ajudar a pensar na discussão solicitada. E, por fim, a terceira parte intitulada ‘Proposta de redação’ apresenta o recorte temático, delimita o assunto e apresenta o enunciado-tema.

Para que você não se perca nas informações apresentadas, é preciso destacar as palavras mais importantes, principalmente do enunciado-tema. Vamos pegar o tema de 2017 como exemplo:

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Leia atentamente a frase que delimita a discussão que deverá ser contemplada e destaque o que chamamos de palavras-chave.

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil


A partir dessas palavras, podemos observar que o candidato não deveria discutir sobre deficientes e não deveria tratar da formação educacional de maneira ampla. Após destacar essas palavras, mantenha-as sempre em mente durante o seu processo de escrita, ou seja, foque nessas palavras, pois, assim, você evitará a fuga ao tema ou o tangenciamento.

De preferência, anote-as em alguma parte de sua folha de rascunho e, sempre que se sentir perdido (a), leia novamente o que foi destacado.

Em relação aos textos motivadores, você irá observar que alguns contemplam questões legais, outros questões históricas, alguns apresentam dados, e, de certa forma, eles mostram quais direcionamentos o seu texto pode tomar durante a construção da argumentação.

Além disso, uma estratégia comumente utilizada pelos candidatos é o uso de informações dos textos de apoio para a construção da fundamentação do texto, o que não é errado, mas também não te garante uma boa nota na Competência 2. É preciso ir além da coletânea e mostrar o seu repertório sociocultural.

Instruções para interpretação da proposta

Então, ao receber a sua prova de Redação:

  • Leia atentamente as instruções;
  • Faça uma leitura atenta dos textos motivadores, você pode destacar algumas informações importantes;
  • Leia com atenção a ‘Proposta de Redação’ e destaque as palavras-chave do enunciado-tema;
  • Copie tais palavras-chave em algum lugar da folha de rascunho e consulte-as sempre que for necessário.

 


Espero que essa dica te ajude na compreensão e interpretação do tema!

Abraços!

Sobre o autor

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Futuro Militar, Projeto Medicina e Sistema Zeus.

Por Julio Sousa

Leia também: