O que é predicativo do sujeito e predicativo do objeto

O

Se você está estudando sobre orações e os elementos que a compõem, já deve ter se deparado com os termos predicativo do sujeito e predicativo do objeto, certo?

Mas, antes de começar a te explicar mais sobre esse assunto, é importante que você entenda alguns conceitos básicos, como sujeito e predicado.  

Então, separe o papel e a caneta e vamos lá entender tudo sobre predicativo do sujeito e predicativo do objeto!

Gif de uma mulher anotando no bloco de notas e dizendo "Okay, alright".

O que é oração, sujeito e predicado?

Para começar, é preciso entender que a oração é uma frase com sentido completo que, obrigatoriamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal em sua composição.

Além disso, ela é composta por um sujeito, que é o ser sobre o qual se faz alguma declaração a respeito, e o predicado, que é a parte da oração que faz referência àquilo que acontece com o sujeito. 

Veja o exemplo a seguir para entender melhor:

“O aluno chegou atrasado para a aula.”

Sujeito: o aluno

Predicado: chegou atrasado para a aula

Nesse caso, o termo “o aluno” é o sujeito porque é sobre ele que o predicado “chegou atrasado para aula” está se referindo. Além disso, vale lembrar que essa frase é considerada uma oração por causa da presença do verbo “chegar” e que, obrigatoriamente, o verbo compõe o predicado. 

Mas atenção: pode ocorrer casos de sujeito indeterminado e oração sem sujeito.

Pronto! Agora que já passamos pelos conceitos básicos, é hora de entender o predicativo do sujeito e predicativo do objeto. Vamos lá?

O que é Predicativo do sujeito?

Como o próprio nome já diz, o predicativo do sujeito é um termo que se encontra no predicado, mas tem a função de atribuir uma qualidade ao sujeito. Esse papel pode ser desempenhado por um substantivo, adjetivo, numeral, advérbio ou pronome. 

Vamos analisar o exemplo a seguir:

“O estudantes está muito estressado.”

Sujeito: o estudante

Predicado: está muito estressado

Predicativo do sujeito: estressado

Nesse caso, o termo “estressado” está se referindo ao estudante, dando uma característica a ele. Por isso, esse é o predicativo do sujeito nessa oração.

Veja outros exemplos:

  • Este carro parece um avião.
  • Aquele menino é feliz
  • Meu caderno não é esse.
  • Eles são vinte ao todo.

O que é Predicativo do objeto?

Já nesse caso, o predicativo do objeto é um termo que se encontra no predicado, mas tem a função de atribuir uma qualidade ao objeto da oração

Mas talvez você esteja se perguntando: o que é objeto?

O objeto é um elemento que pode aparecer na oração completando o sentido dos verbos transitivos. Ou seja, se você falar algo como “O menino comprou”, o verbo “comprar” exige algum complemento que faça essa oração ter sentido completo, certo? Afinal de contas, o menino comprou o quê?

Então, para fazer sentido, pode ficar assim: “O menino comprou uma maçã.” E, nesse caso, “uma maçã” é o objeto dessa oração.  

Mas vamos voltar à análise do predicativo do objeto com o exemplo a seguir:

“Os alunos acharam a prova fácil.”

Sujeito: os alunos

Predicado: acharam a prova fácil

Objeto: a prova

Predicativo do objeto: fácil

Aqui, “a prova” complementa o sentido do verbo “achar”, mas precisa do termo “fácil” para ter sentido completo. Como “fácil” está qualificando o objeto da oração, esse termo é o predicativo do objeto. 

Confira mais exemplos:

  • Ontem, vi minha vizinha muito nervosa.
  • O público achou a apresentação maravilhosa
  • A atendente deixou o cliente desolado.
  • O professor deixou o estudante desmotivado.

Gostou de entender um pouco mais sobre as orações? Então confira também o post do Projeto Redação sobre o uso de hífen para esclarecer todas as suas dúvidas a respeito desse tracinho tão comum no nosso dia a dia. 

Sobre o autor

Ana Massêo
Por Ana Massêo

Leia também: