5 Possíveis Temas de Redação para o ENEM 2017

5

‘Qual será o tema deste ano?’

Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos candidatos na prova do Enem é a escrita da redação. E, com a data da prova se aproximando, o medo e a ansiedade se tornam recorrentes, além disso, muitas dúvidas surgem, como ‘Qual será o tema deste ano?’.

Cinco possíveis temas para o ano de 2017

É importante lembrar que a prova de Redação possui como principal característica a abordagem de temas sociais, ou seja, de temas  que tratam de problemas sociais, recorrentes e atuais. Pensando nisso, o blog do Projeto Redação selecionou cinco possíveis temas para o ano de 2017. Vamos conferir?

1) Homofobia

Bandeira LGBT

Vivemos em um país intolerante, em que as minorias são constantemente atacadas, mortas, ofendidas, agredidas e podemos observar como é difícil romper essas barreiras do preconceito.

Infelizmente, o Brasil apresenta assustadores índices de violência contra a comunidade LGBT+ . No ano passado, o Grupo Gay da Bahia registrou 343 mortes. Além desses números absurdos, estamos vendo a mídia tratar desse assunto com mais recorrência.

Diante de tamanha intolerância, esse é um possível tema.

2) Bullying

Bullying

Em 2017, um dos assuntos mais comentados foi a série ‘13 Reasons Why’, da Netflix, a qual retrata o drama de uma garota vítima de bullying na escola, o que ocasionou seu suicídio.

Esse é um problema recorrente nos ambientes escolares brasileiros e que, em 2015, passou a ser considerado pela legislação brasileira, assim como o cyberbullying, como violência. Por ser um problema recorrente e difícil de ser combatido, esse pode ser o tema da prova.

Clique aqui para saber mais sobre a Lei 13.185/2015.

3) Suicídio entre os jovens

Suícidio

Ainda sobre a série ‘13 Reasons Why’, outro tema levantado, que causou muita discussão, foi o suicídio entre os jovens. Essa temática gerou muita repercussão por se tratar, ainda, de um tabu. Trata-se de algo recorrente em nossa sociedade, mas que é velado.

Diante da problematização levantada, esse pode ser o assunto da prova, principalmente levando-se em consideração a abordagem dos fatores que motivam tal ato.

4) A questão da mobilidade urbana

Trânsito

Um dos problemas enfrentados nas grandes cidades, e que parece difícil de ser solucionado, é a questão da mobilidade.

Falta de infraestrutura, transporte coletivo de péssima qualidade,  alto fluxo de usuários, elevados preços, além do número excessivo de veículos, o que causa grandes congestionamentos, são problemas enfrentados diariamente pela população e que dificultam o direito de ir e vir.

Pensando nesses problemas e em possíveis soluções, esse é um assunto com potencial para a prova de Redação, lembrando que já havia sido cogitado para a prova do ano passado.

5) A precariedade do sistema carcerário brasileiro

Prisão

Outro problema enfrentado, no Brasil, é a precariedade do sistema carcerário. Falta de infraestrutura, péssimas condições de higiene e superlotação são características dos presídios brasileiros, o que impossibilita o processo de ressocialização. Apesar de todos esses problemas, não vemos medidas serem tomadas para amenizá-los.

Novamente, temos aqui um assunto atual, recorrente e que parece longe de ser solucionado, logo, há chances de ser o tema da prova de Redação do Enem 2017.

___________________________________

Diante do exposto, é válido ressaltar que é muito importante que você se mantenha bem informado e que pratique a sua escrita, pois, dessa forma, você estará preparado para discutir sobre qualquer assunto.

Então, produza!

Abraços!

___________________________________

Se ainda tiver dúvidas sobre as competências do ENEM, leia o artigo com a análise completa de uma Redação Nota 1000 do ENEM.

Quer melhorar a sua escrita? Acesse o site do Projeto Redação.

Sobre o autor

Por julio

Leia também: