5 possíveis temas de Redação para o Enem 2018

5

Olá, tudo tranquilo?

Como você já deve saber, a prova de redação do Enem tende a abordar temas de cunho social, isto é, volta-se à discussão acerca de problemas enfrentados pela sociedade brasileira e que necessitam de intervenção para que sejam solucionados. Tendo em vista essa característica, o Blog do Projeto Redação selecionou alguns temas que podem cair na prova de 2018. Vamos vê-los?

Nos últimos anos, temos acompanhado a saga de refugiados de diversos países, principalmente por conta de perseguição política e religiosa, o que tem gerado discussão e problemas às nações que estão recebendo parte dessas pessoas. No Brasil, temos visto isso de perto, principalmente, pela vinda dos venezuelanos. Dessa forma, esse pode ser um tema da prova de 2018.

Um dos problemas que vem assolando diversos estados brasileiros é a questão da superlotação e da precariedade do sistema carcerário, o que impossibilita o processo de ressocialização. Por se tratar de algo presente em nossa sociedade e que parece longe de se ter uma solução, pode ser um tema da prova de 2018.

Em 2018, teremos um evento muito esperado pela maioria da população mundial, a Copa do Mundo que ocorrerá na Rússia. Todas as atenções estarão voltadas para esse evento, o que pode reacender a discussão sobre o papel inclusivo do esporte na sociedade, além de uma discussão sobre a glamourização do futebol.

A mobilidade urbana já é um tema cogitado há alguns anos, pois é um problema enfrentado nas grandes cidades, que parece difícil de ser solucionado e que restringe o direito de ir e vir, o que ocasiona consequências à população.

Nós temos visto um aumento significativo dos casos de depressão e de suicídios em nossa sociedade. E, por ser um tabu, não ser algo discutido abertamente, parece longe de ser superado e tratado, o que torna a problemática passível de ser tema da prova de redação do Enem 2018.

É importante destacarmos que, mais do que acertar o tema da prova, é preciso treinar e ter domínio de diversos assuntos. Por isso, pratique a escrita, leia bastante, mantenha-se informado e domine o texto dissertativo-argumentativo.

Bons estudos! 

 

Sobre o autor

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Futuro Militar, Projeto Medicina e Sistema Zeus.

Por Julio Sousa

Leia também: