Como fazer uma boa redação para o ENEM em 6 passos.

C

Dentre todas as matérias relacionadas na prova do Enem, é na redação que grande parte dos estudantes apresentam maior dificuldade, seja pela interpretação equivocada do tema proposto ou mesmo pelos erros de gramática. A grande questão é que, no Enem, a redação pode fazer toda a diferença na pontuação total da prova. Vou te ensinar 6 dias imperdíveis sobre como fazer uma boa redação.

Não tem jeito, é preciso praticar para se chegar à excelência. Quanto mais o estudante se prepara, através de leituras sobre assuntos relevantes à sociedade e se aprofunda no conhecimento da gramática, mais preparado estará para fazer uma boa redação.

A Redação no ENEM

O texto dissertativo-argumentativo é o formato escolhido pelo Enem para a prova de redação, o qual exige o levantamento de uma tese e a sua defesa, sempre visando o convencimento do leitor.

Para que o aluno seja bem sucedido na criação desse texto, ele precisa ter domínio da língua portuguesa, conhecimento global e crítico sobre o tema e capacidade de interpretação de texto. Sem essas três condições, a redação tende ao fracasso, à indesejável nota baixa e até mesmo a sua desclassificação.

Os Temas do ENEM

Em geral, os temas propostos para a redação são assuntos bastante discutidos na sociedade e que exigem profunda reflexão do aluno, o qual acaba demonstrando conhecimento cultural e informação, como a violência contra a mulher no Brasil, a publicidade infantil, a lei seca, movimento imigratório no país, limites entre o público e o privado na internet e a construção da dignidade humana.

O melhor preparo para uma redação do Enem é praticar muito até se sentir confortável para chegar à prova.

Dicas sobre como fazer uma boa redação

  1. Ao se deparar com o tema, é fundamental ler com bastante atenção o tema proposto para que não haja uma compreensão equivocada sobre a proposta. Logo em seguida, comece com a elaboração de uma tese, ou seja, o caminho de raciocínio que irá seguir para escrever o texto. É a hora de selecionar os argumentos que serão usados para definir seu ponto de vista sobre o assunto, de forma clara e que consiga desenvolver com facilidade.
  2. Antes de escrever na prova, faça um rascunho expondo suas ideias e forma de pensamento sobre o tema. Não se preocupe com as regras gramaticais nesse momento,  foque apenas na fluência de pensamento. Apenas quando as ideias começarem a fazer sentido e os itens estiverem ligados entre si, é que devem ser repassados para a prova, verificando atentamente todas as normas da língua. Um texto bem amarrado permite ao corretor uma compreensão mais objetiva da mensagem.
  3. O primeiro parágrafo do texto é o que chamamos de introdução. Nessa parte, o tema é apresentado, assim como a tese é levantada. A tese é o ponto de vista que será defendido e precisa ficar muito clara. É importante que esse parágrafo fique bem contextualizado, pois é ele que irá guiar o restante da produção textual.
  4. O desenvolvimento do texto é o momento de argumentação e de defesa da tese que foi levantada no primeiro parágrafo. Normalmente, seleciona-se dois argumentos e desenvolve-se um parágrafo para cada um. É importante destacar que tudo precisa ficar muito claro para o leitor, sem criar lacunas para dúvidas e contradições.
  5. Por fim, o último parágrafo é a conclusão, ou seja, é o momento de finalizar o texto. Nesse momento, é importante retomar o assunto e a tese levantada, além de apresentar a proposta de intervenção. Essa proposta consiste na apresentação de soluções detalhadas e viáveis para o problema abordado, sempre envolvendo os agentes sociais.
  6. Revise o texto algumas vezes para não deixar escapar erros de pontuação, acentuação e ortografia. Caso tenha dúvida em alguma grafia, substitua a palavra, use sinônimos, para evitar o risco de errar. Ao passar o rascunho para a prova, fique atento para não ultrapassar o número de linhas limite e muito menos escrever menos que o necessário.

Aplique as dicas e continue acompanhando nosso blog para mais dicas sobre como fazer uma boa redação para o ENEM.

Sobre o autor

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Futuro Militar, Projeto Medicina e Sistema Zeus.

Leia também: