Como tirar uma excelente nota na redação do Enem 2018

C

Olá!

Como você está?

O medo de muitos estudantes que irão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio é a prova de redação, por possibilitar notas entre zero e 1000 e ser fundamental para a entrada no curso dos sonhos.

Pensando nisso, o Blog do Projeto Redação traz, hoje, cinco dicas que irão te ajudar a tirar uma excelente nota nessa prova.

Vamos dar uma olhadinha?

1) Conheça as competências

É fundamental que você conheça aquilo que é exigido pela correção, ou seja, você precisa dominar as competências avaliadas. Com isso, você consegue priorizar aquilo que é exigido e avaliado pela banca, direcionando a sua escrita para aquilo que é exigido, o que fará com que você atinja notas elevadas.

2) Mantenha-se informado

Como você já tem conhecimento, a banca de correção do Enem opta por temas sociais atuais, isto é, na prova de redação, sempre será abordado algum assunto atual e que faz parte da realidade da sociedade brasileira. Pensando nisso, é importante que você se mantenha informado, que leia bastante (fontes diversas), assista a programas, participe de rodas de discussão, etc. Busque conhecimento sempre!

3) Entre em contato com conhecimentos de outras áreas

Um dos pontos avaliados pela Competência II é a mobilização do repertório sociocultural, que é quando você mobiliza conhecimentos de outras áreas para compor o seu texto e fundamentar a sua discussão. Portanto, para conseguir trazer isso para o seu texto é necessário que você entre em contato com conhecimentos históricos, sociais, culturais, econômicos, etc. E como conseguir isso? Principalmente por meio de leitura. Por isso, não tenha preguiça de ler!

4) Escreva pelo menos um texto nos moldes do Enem por semana

Não existe maneira melhor de estudar para a prova de Redação do Enem do que praticando. Então, tente produzir, pelo menos, um texto por semana dentro das exigências da prova (um texto dissertativo-argumentativo, de acordo com as cinco competências avaliadas). Lembre-se sempre daquele ditado popular: “A prática leva à perfeição”. Então, pratique! Escreva bastante, treine e coloque em prática os seus conhecimentos.

5) Reflita sobre a sua escrita

Escreva bastante, submeta os seus textos a algum professor, para que ele possa avaliar e te dar um direcionamento, e, sempre que tiver um retorno, leia atentamente as observações feitas, releia o seu texto, reescreva, se for necessário, e tente identificar os problemas mais recorrentes em sua escrita. Somente com esse tipo de reflexão é que você poderá identificar as estratégias que estão funcionando e as que não estão funcionando.

Sobre o autor

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Futuro Militar, Projeto Medicina e Sistema Zeus.

Por Julio Sousa

Leia também: