Faltam 80 dias para a prova do Enem

É isso mesmo! A prova está se aproximando e tenho certeza de que você está começando a ficar ansioso (a), nervoso (a) e a insegurança está começando a aparecer.

Relaxa! Tudo isso é muito normal! 

Todavia, é possível que você amenize esses sentimentos e se sinta mais tranquilo. Para isso, é preciso que você, no dia da prova, esteja se sentindo confiante. Por isso, vamos apresentar, hoje, 5 passos que irão te ajudar a ir para a prova de redação com mais tranquilidade.

1) Conheça o processo avaliativo

É importantíssimo que você saiba como irá ser avaliado na prova de redação, pois, dessa forma, você conseguirá escrever de acordo com as exigências e conseguirá alcançar uma boa nota. Para isso, leia atentamente o edital do Enem 2018 e a Cartilha do Participante, pois esses documentos apresentam informações importantes, como o que será avaliado nas competências e o que pode ocasionar nota zero. (Ah, sobre a Cartilha do Participante, nós fizemos um raio-x dela que pode te ajudar)

2) Estude os temas anteriores

O que mais gera medo e pânico é o tema da redação, afinal, nunca sabemos o que esperar. Porém, você pode pegar os temas das provas anteriores e dar uma olhadinha e, claro, escrever textos com base neles, pois, assim, você vai se familiarizando com os recortes temáticos e com as abordagens. Aqui no nosso Blog, você encontra análises de alguns temas.

3) Mantenha-se bem informado

Não é clichê! Você precisa, sim, se manter bem informado e atualizado. Leia, discuta, converse, assista a programas, porque você irá adquirir argumentos e repertório sociocultural, o que vai te ajudar a defender o seu ponto de vista de forma eficiente e persuasiva.

4) Pratique

É muito importante praticar a escrita. Escreva sobre diversos temas, teste a sua capacidade de argumentação e faça isso com acompanhamento profissional, pois você receberá as instruções necessárias para melhorar cada vez mais.

5) Reflita sobre as suas dificuldades

Sempre que escrever um texto, mostre para um profissional ou pessoa especializada, peça que sejam feitos apontamentos. Em seguida, use as críticas para refletir sobre as suas dificuldades e, claro, use isso para melhorar cada vez mais. Reflita sobre as dificuldades e estude o que for necessário.

Julio Sousa