Tema da redação do Enem 2017

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Olá!

Ontem, dia 05 de novembro, foi o dia da tão esperada e temida prova de Redação do Enem 2017 e o tema foi Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil“.

Pegos de ‘surpresa’

Esse tema pegou candidatos e professores de ‘surpresa’, uma vez que se trata de algo muito específico e, dificilmente, foi algo trabalhado em escolas, cursinhos e sites de correção.

É justamente nessa especificidade que se encontra a maior dificuldade de se discutir sobre  o assunto.

É importante observarmos as palavras-chave desse tema: desafios, formação educacional, surdos e Brasil.

A discussão acerca dos desafios enfrentados pelos surdos

A prova solicitava a discussão acerca dos desafios enfrentados pelos surdos em sua formação educacional no Brasil.

Isso significa que o candidato deveria focar no que acontece no cenário brasileiro, não deveria falar das deficiências como um todo, nem de todas as dificuldades enfrentadas pelos surdos.

Uma vez que o foco é a formação educacional. Enfim, é importante que se tenha compreendido bem o recorte temático.

Os textos motivadores

No que diz respeito à coletânea dessa prova, foram selecionados quatro textos motivadores:

Texto motivador I

Texto I: Apresenta dois artigos da Lei 13.146 que trata do direito à educação, que prevê um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo da vida, ressalta o papel do poder público, trata da oferta da educação bilíngue (Libras como primeira língua) e trata da oferta do ensino de Libras, do Sistema de Braille e de recursos de tecnologia. Esse texto é fundamental para fazer com que o candidato reflita se, de fato, o que é previsto em lei está sendo cumprido.

Texto motivador II

Texto II: Trata-se de um gráfico fornecido pelo Inep que mostra o número de matrículas de surdos na educação básica entre os anos de 2011 e 2016. A partir desses dados, o candidato poderia perceber o decréscimo no número e deveria refletir: ‘Por que isso ocorre?’, ‘O que há por trás desse cenário?’.

Texto motivador III

Texto III: É um anúncio publicado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o qual retrata uma outra situação: um surdo, pós-graduado, que questiona sua inserção no mercado de trabalho.

Texto motivador IV

Texto IV: Trata-se de um texto que faz alusões históricas, mostrando a inserção dos surdos na escola durante o Império brasileiro e a sanção da Lei 10.436 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como segunda língua oficial. Esse texto nos faz refletir sobre a distância temporal entre a inserção do surdo e o reconhecimento da Libras.

Perspectivas diferentes

Como você percebeu, os textos de apoio apresentam perspectivas diferentes sobre o assunto: o viés legal, dados que comprovam que a inserção dos surdos na educação está passando por problemas, que, além da falta de formação, quando um surdo consegue se qualificar, ele não encontra facilidades para sua inserção no mercado de trabalho e a abordagem histórica.

O que precisa um bom texto?

Mas o que um bom texto precisa apresentar:

competência I

Um excelente domínio da modalidade padrão de escrita. Quanto menos desvios gramaticais apresentar, maior é a chance de alcançar uma boa nota.

Competência II

Ter compreendido bem o recorte temático, apresentar domínio do texto dissertativo-argumentativo e ter extrapolado a coletânea. É preciso que o candidato tenha mobilizado outros conhecimentos para compor o seu texto e fundamentar a discussão. Lembrando que não basta apenas ‘jogar’ essas informações no texto, elas precisam estar muito bem articuladas à discussão.

Competência III

É preciso ter selecionado muito bem os argumentos que defendem a tese. Ter discutido, argumentado, refletido de maneira crítica, sempre focando no convencimento do leitor. É preciso deixar tudo muito bem explicado e claro, pois ele não pode ficar com dúvidas.

Competência IV

Espera-se que o candidato tenha articulado muito bem as ideias presentes em seus parágrafos e os próprios parágrafos, a partir do uso dos recursos coesivos.

Competência V

 A proposta de intervenção deve estar muito bem relacionada à discussão apresentada, ter sido detalhada, além de mostrar o agente responsável, o que precisa ser feito, como fazer e a finalidade da medida.

O fundamental

O fundamental, nesse tema, era ter compreendido muito bem o recorte temático, ter selecionado dois desafios para serem discutidos (observe que desafios está no plural) e ter apresentado uma argumentação consistente e fundamentada.

Além disso, a partir dos desafios selecionados, era preciso elaborar proposta de intervenção detalhada e completa.

Desejamos que todos tenham feito uma excelente prova e que alcancem notas elevadas!

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Até mais!

Sobre o autor

Julio Sousa

Macapaense de nascimento e goiano de coração. Fundador dos sites Rumo ao ITA, Futuro Militar, Projeto Medicina e Sistema Zeus.

Por Julio Sousa

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